sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Bacalhau com Natas

Antes de mais peço desculpa aos que seguem o meu cantinho, realmente o tempo para tirar fotos e passar as receitas não tem sido muito, mas vou tentando passar por aqui sempre que puder. Para já deixo-vos uma receita bem simples, bem portuguesa e muito saborosa como a malta gosta, não é verdade?! :)


Ingredientes:
2 Postas de bacalhau
Batas cortadas em cubos
100gr de manteiga
1 chávena de farinha
250ml de leite
1 pacote de natas
Sal
Pimenta
Noz-moscada
Cebola ás rodelas
Azeite
Queijo ralado

Preparação:
Depois de cortadas as batatas em cubos começa-se por coloca-las a fritar. Enquanto isso coze-se o bacalhau, deixando ferver uns 10 minutos é o suficiente.
Depois de cozido fica a arrefecer para depois se limpar de pele e espinhas e lasca-se.
Quanto ao bechamel, eu optei for fazer eu própria, já que não é nada difícil e fica sempre mais saboroso.

Para o bechamel: num tacho coloca-se a manteiga e vai ao lume até derreter, depois de derretida junta-se a farinha mexendo sempre; junta-se cerca de 2 chávenas de água de cozer o bacalhau, sem parar de mexer. Seguidamente o leite e as natas. Depois é só temperar com sal, pimenta e noz moscada. Quando começar a ferver desliga-se o fogão.

Para terminar, numa panela faz-se um refogado de azeite e cebola ás rodelas ou meias luas. Quando esta estiver translucida, junta-se o bacalhau e deixa-se refogar poucos minutos. Junta-se as batatas previamente fritas e um pouco do bechamel e desliga-se o lume. Mexe-se.

Numa tabuleiro, coloca-se  bacalhau com as batatas e o por cima o resto do bechamel. Por fim é só polvilhar com o queijo e vai ao forno a gratinar.

Sem comentários:

Enviar um comentário